Mais um ano já começou e invariavelmente ficamos a pensar sobre palavras como “metas, objetivos, sucesso e fracasso…"


A frase do post, atribuída ao inventor Thomas Edison, cai muito bem para esses momentos introspectivos de organização interior. E pode ser aplicada perfeitamente ao mundo musical - ou ao mundo particular de cada um -, sempre em busca de caminhos que façam sentido, que nos motivem e que nos façam ir adiante.


Às vezes, você pode ter uma pequena ideia, um pequeno lampejo de inspiração, que, deixada por si mesmo, será insuficiente para florescer ou chegar a algum lugar; porém, trabalhada exaustivamente, essa pequena ideia pode ir tomando forma e, de repente, você tem algo concreto em suas mãos. E isso serve para tudo na vida!


Em música, praticar é o caminho. Os primeiros acordes, as primeiras levadas, os primeiros solos, nada parece perfeito ou, ao menos, satisfatório. Com o passar do tempo, e das horas de prática, melhoramos. Não se engane, apenas o tempo não é suficiente, você precisa acumular algumas horas de estudo e dedicação.


Que esta frase componha seu mantra diário de motivação para 2023; repita a cada manhã: 1% de inspiração, 99% de transpiração… e, claro, não abandone seu instrumento!


Um ótimo 2023!

Lúcio Medeiros