Cordas de aço ou nylon, qual a melhor?

Dúvida comum, principalmente entre iniciantes, porém, a resposta é: são dois instrumentos diferentes! Se você toca os dois do mesmo modo, está perdendo de explorar técnicas específicas e a singularidade de cada instrumento.

No início, tudo bem, a afinação é a mesma, os acordes são os mesmos, mas, conforme se vai evoluindo, deve-se abrir os ouvidos para compreender esses dois universos semelhantes, porém, distintos… peculiares!

Cada instrumento tem sua característica, que favorece ou não determinadas técnicas. Palheta no violão de aço para tocar acordes estilo folk/rock/pop fica muito bom; no nylon, nem tanto. Já uma levada de samba ou bossa pede cordas de nylon. Um fraseado bluseiro, com bends e vibratos, é a cara das cordas de aço; já o lirismo veloz do choro prefere o nylon.

Bem, não é uma regra rígida, mas uma referência. Trata-se de observar e entender as peculiaridades de cada instrumento e como se comportam, para então estudar e aprender a utilizar a melhor técnica em cada situação, sabendo o resultado que se busca.

Ah, e não coloque cordas de aço num violão de nylon, ou vice-versa. Cada um foi construído para aquele tipo de corda.

Abraços!

Lúcio Medeiros