Quatro dicas para ser um guitarrista chato…


1º - Aumente o volume da guitarra! Sabe aquele cara que toca na banda, mas parece que toca sozinho? Pois, é! A guitarra está sempre alta, você reclama, e ele abaixa o volume, mas, na próxima música, o som vai estar alto de novo, e de novo…


2º - Faça solos a música toda! Solos de guitarra são lindos, eu, particularmente, curto muito! Mas, o músico que sola a música toda fica chato. Não tem espaço pra ninguém, ele sola na introdução, no meio, no fim… a música termina e ele ainda solta umas dezenas de notas… Imagine aquela cena do vocalista tentando cantar e sendo encoberto por um monte de notas vindas de sabe-se onde…


3º- Não estude a música que irá tocar! Só quem já passou por isso sabe o quanto é “agradável” tocar com alguém que não estuda nem ensaia. O cara sai jogando umas pentatônicas, um acorde aqui, outro ali, mas não há nexo nenhum. Se você precisar dele pra segurar a base, esquece…


4º- Não escute os outros músicos! Sim, esse é o músico que toca de cabeça baixa, sem prestar atenção no que os seus colegas de banda estão fazendo, sem sentir o momento, sem emoção! Música é interação! Tocar em banda é um momento de afinidade, sintonia e gentileza.

Lúcio Medeiros