Dez conselhos importantes para começar

Hoje, trago dez pontos que considero importantes para quem pretende aprender violão ou guitarra.


1-Começando pelo instrumento: tente escolher um bom instrumento, não precisa ser o mais caro, mas, se puder, evite os mais baratos e de qualidade ruim. Dê atenção especial ao braço do instrumento, observe se ele não está arqueado e se as cordas não estão muito afastadas da madeira, pois isso deixa o instrumento desconfortável e, lá na frente, vai atrapalhar seu desenvolvimento.


2-Os exercícios para mão esquerda, do tipo 1-2-3-4, são fundamentais para desenvolver a elasticidade e a resistência necessárias. Não os ignore! Procure sempre manter a postura correta da mão digitadora (esquerda para os destros, e direita para os canhotos): os dedos que digitam o exercício devem ficar curvados, com se segurassem uma bola, e tocar as cordas com suas pontas, o polegar deve permanecer atrás do braço, na vertical, e não aparecer por cima do braço. Você pode fazer o exercício de qualquer jeito… mas isso vai atrapalhar seu desenvolvimento futuro. Logo, fique atento à postura.


3-Os acordes devem soar claros. Toque nota a nota e veja se não está trastejando. Não deixe ruídos na mudança de acordes. Pratique com um metrônomo, a cada quatro tempos troque de acorde, tentando não atrasar. No começo, é mais importante o acorde na hora certa que o ritmo.


4-Para guitarra base ou violão base, deixe o braço que palheta o mais solto e relaxado possível. Se você tocar com o braço tenso, seu som refletirá isso.


5-Já que falamos em palhetar, palhetas mais finas (entre 0.75 e 1.15 mm), são mais indicadas para guitarra/violão base. Para melodias e solos, palhetas mais duras (entre 1.50 e 2 mm) são melhores, pois são mais resistentes ao contato com a corda, proporcionando maior precisão e, quando necessário, velocidade.


6-Tenha uma rotina de estudo diário! Divida o tempo entre: leitura (partituras), harmonia (formação de acordes, campo harmônico, harmonia funcional etc.), improvisação (exercícios, escalas, frases, prática sobre uma base). Além de tocar as músicas que você gosta e ir criando um repertório.


7-Procure tocar com músicos melhores que você, pois isso lhe fará evoluir muito mais rápido!


8-Saiba ouvir! Assim como é desagradável uma pessoa que não para pra ouvir e fala o tempo todo, ocorre o mesmo na música! Quando tocar em grupo, ouça os outros instrumentos, tente entender o papel de cada um. Não exagere nas notas!


9-Escute boa música! Ouça bons guitarristas e violonistas, conforme o seu estilo, e procure entender como o instrumento se comporta em várias situações.


10-O silêncio faz parte da música. Desde o início, atente para a questão da dinâmica: quando tocar mais fraco e mais forte, e, também, quando não tocar… Um dedilhado, uma levada mais "cheia", acordes com mais ou menos notas, uma frase melódica, power chords… etc. Tudo tem seu espaço, e prestando atenção nesses detalhes é que você adquire a sensibilidade necessária para ser um músico daqueles que a gente gosta de ouvir!


Abraços!

Lúcio Medeiros