Os modos gregos

Não, não iremos falar sobre colunas ou arquitetura…

Modos gregos constituem um tema que causa muitas dúvidas e confusão. Acredito que isso se deva mais à nomenclatura em si que ao conceito, que, no fundo, é simples. Vamos tentar jogar um pouco de luz…

Os modos gregos são inversões da escala natural maior. Deixando ainda mais claro: são disposições da mesma escala, mas começando e terminando em outras notas.

Peguemos a escala de Dó maior natural. Ela tem as notas: C D E F G A B, que formam os intervalos: T 2 3 4 5 6 7M. Esse é o modo Jônio, simples assim.

Agora, se ao invés de começarmos pela nota C, iniciarmos em D, finalizando em C, teremos OUTRA escala! Embora, mantida as mesmas notas: D E F G A B C, e, observe que os intervalos mudam (sempre em relação à tônica, ok?), assim, teremos: T 2 b3 4 5 6 7, esse é o modo dórico. Pronto, você já deduziu o restante do texto… sete inversões, sete modos. Cada um tem seus intervalos e seu acorde característico. São eles: (exemplos em C, mas o raciocínio é o mesmo para qualquer escala maior natural)

Jônio CDEFGAB (T 2 3 4 5 6 7M) M7M

Dórico DEFGABC (T 2 b3 4 5 6 7) m7

Frígio EFGABCD (T b2 b3 4 5 b6 7) m7

Lídio FGABCDE (T 2 3 #4 5 6 7M) M7M

Mixolídio GABCDEF (T 2 3 4 5 6 7) M7

Eólio ABCDEFG (T 2 b3 4 5 b6 7) m7

Lócrio BCDEFGA (T b2 b3 4 b5 b6 7) m7(b5)

Ah, pra que serve isso? Vamos dar uma pincelada neste curto espaço aqui.

Um dos usos dos modos é na improvisação. Suponhamos a seguinte progressão: C7M Am7 Dm7 G7. Se você pensar em modos (e dentro do tom da progressão), teremos: C jônio, A eólio, D dórico, G mixolídio. Todos esses modos são inversões da escala do tom, C, certo? Agora, a coisa começa a ficar interessante quando analisamos e pensamos cada acorde individualmente. Vamos nos ater ao C7M, podemos tocar sobre ele tanto um C jônio como C lídio, pois ambos os modos são representados pelo mesmo acorde M7M. É claro, tudo depende da situação harmônico-melódica que irá permitir ou não essa aplicação.

Deu para perceber que é um assunto extenso e com muitas possibilidades. Aqui, quisemos apenas clarear o conceito.

Abraços!

Lúcio Medeiros