Razões pelas quais as pessoas desistem de tocar seu instrumento…


1-Falta de tempo: este é um dos motivos mais citados, porém, será isso mesmo? Ou não seria essa uma desculpa fácil que, no fundo, visa a disfarçar outras razões mais complexas? Quando a pessoa está realmente motivada a aprender alguma coisa, ela não consegue ao menos um tempo mínimo para a prática diária? Se você quer aprender a tocar um instrumento, essa habilidade exige tempo e prática, assim como aprender um novo idioma ou dirigir. Vejamos mais algumas causas, que talvez sejam mais reais.


2-Frustração quanto ao desenvolvimento: ao escolher um instrumento, normalmente temos uma referência, que pode ser um músico que gostamos, uma música ou estilo que apreciamos. Ocorre que para evoluirmos ao ponto de tocarmos bem, leva tempo. E as pessoas são diferentes, cada um tem seu ritmo de aprendizagem e desenvolvimento. Talvez seja importante, ao invés de olhar para frente, aquilo que ainda não somos, olhar para trás e ver o quanto já conseguimos evoluir.


3-Ausência de instrução adequada: este é um motivo muito comum e pode ser a causa de outros, como os anteriores. Hoje, na era da velocidade, é comum as pessoas quererem pular etapas e pegar atalhos para tudo. Tocar um instrumento exige prática, técnica, disciplina e tempo de dedicação. Ter uma boa instrução é importante, seja por meio de aulas com professores sérios (aliás, nada substitui esse contato!), como também com a ajuda de livros ou vídeo-aulas, tudo é útil. Existe muito material disponível, porém é importante ter uma ordem no aprendizado, isto é, um método que organize as coisas. É muito comum a pessoa ficar pulando de um assunto a outro, sem terminar nada, tentando assimilar assuntos mais avançados, mas sem ter aprendido o básico. Isso deixa lacunas na aprendizagem, prejudicando a evolução e causando aquela sensação de que não entendemos nada.


4-Não conseguir compreender uma matéria ou assunto: é muito frustrante, em qualquer área, quando não conseguimos compreender alguma coisa. Novamente, chegamos à questão de ter uma boa orientação, que exponha de forma clara a matéria, e de seguirmos uma ordem nos estudos, conforme já dito no tópico anterior. Qualquer pessoa pode aprender música, mas um caminho de aprendizagem bem traçado e organizado vai facilitar as coisas.


5-Falta de entrosamento ou vivência musical: a música é uma arte para ser compartilhada. Sem socialização, sem prática, o estudo musical fica sem um porquê. Ninguém estuda um instrumento a fim de tocar sozinho no quarto, certo? A falta de oportunidades para poder tocar em grupo, ou mesmo sozinho, para outras pessoas pode deixar o estudo do instrumento um pouco sem sentido e, aos poucos, fazer o estudante desanimar. Uma coisa que sempre digo é que o músico deve ser cara de pau, não ter vergonha de tocar, mesmo com um frio na barriga por ainda não ter certeza se está pronto. Isso é normal. Obviamente, deve procurar estudar e se preparar, não estou dizendo que ele deva ser preguiçoso e entrar em situações sem nenhum preparo, pois vai passar vergonha. Mas, tendo estudado, aprendido a música, dado o seu melhor, deve ir em frente, mesmo achando que sua performance não está tão boa. Tocar para outras pessoas, em banda ou solo, é o momento mágico para o qual nos preparamos, estudamos, gastamos dinheiro, dedicamos nosso tempo. Tocar é a razão de tudo! E é isso que deixa o músico feliz, com aquela sensaçãozinha boa e aquele sorriso pra si mesmo quando deixa o palco… ele está completo!


Abraços!

Lúcio Medeiros